Dom Adelar Baruffi

Nomeação Episcopal para a Diocese de Cruz Alta: 17/12/2014.

Ordenação Episcopal para a Diocese de Cruz Alta: 07/03/2015.

Tomada de Posse como Bispo na Diocese de Cruz Alta: 15/03/2015.

Bispos Ordenantes: Dom Alessandro Carmelo Ruffinoni, Dom Nei Paulo Moretto e Dom Hélio Adelar Rubert.

Nomeação como Arcebispo para a Arquidiocese de Cascavel: 22/09/2021.

Posse Canônica: 31/10/2021.

Atividades exercidas como BispoReferencial do Serviço de Evangelização da Juventude no Regional Sul 3.

Lema Episcopal: Servo de Jesus Cristo.  É tirado da Carta aos Romanos, onde Paulo assim compreende sua vida e missão. “Eu Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado a ser apóstolo, escolhido para anunciar o Evangelho de Deus”. (Rm 1,1)

A escolha do Lema: A identidade do bispo é compreendida na sua vinculação a Jesus Cristo e na sucessão apostólica. É seu seguidor e seu servo. Jesus nos deixou o exemplo daquele que “não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos” (Mc 10,45). O Servo Jesus fez de sua vida um serviço, amando-nos até o fim (cf. Jo 13,1), fazendo-se por nós “corpo entregue” e “sangue derramando”. Daí o pedido de S. Paulo “tende em vós os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo” (Fl 2,5), ou ainda, “servi-vos mutuamente no amor” (Gl 5,13).

Como todos os ministérios na Igreja, também o ministério episcopal é um serviço, exercido na comunhão com o colégio episcopal e com o bispo de Roma, o Papa. Compreendo minha missão como servidor de Jesus Cristo e da sua Igreja, à porção do povo de Deus a mim confiado.

Brasão: Palavra, Eucaristia e Caridade