Ano Scalabriano

Caríssimos/as

No dia 9 de novembro de 2022 celebraremos o 25º aniversário da beatificação de João Batista Scalabrini. Recordamos ainda, com alegria, aquele dia em que a Igreja o reconhecia como testemunho exemplar de vida cristã. Recordamos as palavras com que João Paulo II o apresentava: “Profundamente enamorado de Deus e extraordinariamente devoto da Eucaristia, ele soube traduzir a contemplação de Deus e do seu mistério em uma intensa ação apostólica e missionária, fazendo-se tudo para todos para anunciar o Evangelho. Esta sua ardente paixão pelo Reino de Deus o tornou zeloso na catequese, nas atividades pastorais e na ação caritativa, especialmente para com os mais necessitados”.

Para nós, que o reconhecemos como fundador e inspirador, a beatificação de J.B. Scalabrini não é apenas uma lembrança. É, antes de tudo, um convite a seguir seus passos: “Pudesse eu santificar-me e santificar todas as almas a mim confiadas”. É, pois, um compromisso a torná-lo conhecido, falar dele, narrar a sua paixão pelos migrantes a fim de que outros experimentem a mesma paixão e intervenham, em todos os níveis, na Igreja e na sociedade, em favor destes irmãos e irmãs que a vida desenraizou e dispersou. É, enfim, um apelo a suplicar sua intercessão para a missão que a Igreja confiou aos nossos Institutos, para o crescimento na Fé daqueles com os quais partilhamos a Palavra, para a promoção da acolhida de quantos estão longe da própria terra e família.

Aproveitemos desta circunstância para intensificar a oração e as iniciativas a fim de que o bem-aventurado J.B. Scalabrini seja proclamado santo: uma proclamação para dar glória a Deus e fazer resplandecer com maior expressão seu testemunho de bispo missionário, voz dos sem voz, ajuda para quem está em necessidade, inspirador para quem está disposto a dar a sua vida por Cristo ao lado dos migrantes, refugiados e marítimos.

Com esta finalidade proclamamos, com a adesão da diocese de Piacenza-Bobbio, um “Ano Scalabriniano” que terá início no domingo 7 de novembro de 2021 e se encerrará na quarta-feira, 9 de novembro de 2022. O tema do Ano Scalabriniano é: Fazer do mundo a pátria do homem, um tema que se insere na linha dos ensinamentos recentes do Papa Francisco. Conclamamos todos a colaborarem comprometendo a Igreja local, os membros dos nossos institutos, os diversos grupos de leigos scalabrinianos e comunidade de migrantes para promoverem iniciativas, aproveitando também as sugestões que vierem e que poderão ser multiplicadas nos vários contextos nos quais realizamos nossa missão.

Possa o Espírito Santo, que guiou o bem-aventurado Scalabrini sobre os múltiplos caminhos explorados pelo seu coração imensamente caridoso, guiar-nos para que cresçamos sem medida na caridade.

Em comunhão de fé e de carisma,

Pe. Leonir Chiarello, cs             Ir. Neusa de Fatima Mariano, mscs          Regina Widmann, mss

Superior geral                            Superiora geral                                          Responsável geral